IPTU: Tem como reduzir?

Todo proprietário de imóvel na cidade de São Paulo sabe que no início de cada ano receberá um belo “presente” […]

IPTU: Tem como reduzir?

Todo proprietário de imóvel na cidade de São Paulo sabe que no início de cada ano receberá um belo “presente” da PMSP, este presente é o já conhecido carnê do IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano. Todos concordamos que pagar impostos faz parte da vida, mas às vezes, para não dizer sempre, ficamos indignados com o elevado valor do IPTU de um imóvel de nossa propriedade, sendo que em alguns casos extremos, o valor é tão elevado que praticamente torna o imóvel um “mico”, difícil de vender, alugar ou de morar. Afinal, é possível pedir revisão do valor do IPTU? – Sim, é possível, mas para ter sucesso e conseguir uma eventual redução é preciso observar alguns requisitos.

Requisitos válidos para a cidade de São Paulo

Veja alguns para a cidade de São Paulo:

  1. O procedimento administrativo que tem como objetivo tentar reduzir o valor do IPTU é denominado Impugnação de Lançamento de IPTU, e é nele que você vai contestar os dados constantes do carnê que recebeu.
  2. O prazo para ingressar com a Impugnação é de 90 (noventa) dias contados da data de vencimento da primeira parcela ou da parcela única do IPTU, portanto, fique atento!
  3. Enquanto seu processo de impugnação estiver tramitando, você estará desobrigado de efetuar os pagamentos das parcelas do IPTU, todavia, lembre-se que se o processo for indeferido, a cobrança dos atrasados será feita toda de uma só vez.
  4. O objetivo da Impugnação é demonstrar por meio de documentos, que o valor que a PMSP atribuiu ao seu imóvel como valor venal não está correto, e que na realidade o valor é menor, para tanto, será necessário juntar ao processo administrativo avaliações que comprovem seus argumentos.
  5. Ainda, para ingressar com o pedido, você deve juntar documentos que comprovem que você é dono do imóvel, cópia da identidade, matrícula atualizada, e o próprio carnê do IPTU.
  6. Condomínios também podem ingressar com o pedido de impugnação desde que representados pelo síndico, e neste caso devem juntar, além dos documentos acima listados, a ata de eleição.

Sobre Condomínios

Condomínios que preservam áreas verdes de preservação permanente ou perpetuada possuem grande chance de obter redução de até 50% do valor do IPTU. Existem outros fatores que podem ser observados pelo proprietário ou pelo Síndico que eventualmente poderão resultar em uma redução do valor do IPTU, como por exemplo, a antiguidade do imóvel. Portanto, quando receber seu carnê de IPTU este ano, confira atentamente se as informações lançadas nele estão corretas e exerça seus direitos!

Leia também:


IPTU: Tem como reduzir?

Redação
Redação jornalística da Elias & Cury Advogados Associados.

Você pode gostar também

Leia outros artigos

Quais os limites para o barulho no condomínio?

Quais os limites para o barulho no condomínio?

Por • Atualizado em 20 de fevereiro de 2023

Um antigo provérbio árabe diz o seguinte: “Antes de examinar uma casa para comprar, examina os vizinhos” Certamente, naquela época […]

Leia mais
Direito Imobiliário: Conceito, princípios e atuação profissional

Direito Imobiliário: Conceito, princípios e atuação profissional

Por • Atualizado em 7 de março de 2023

O Direito Imobiliário regula as relações jurídicas envolvendo bens imóveis, como compra e venda, propriedade, uso e posse de imóveis. […]

Leia mais
Aumento do Imposto sobre Heranças e Doações em São Paulo

Aumento do Imposto sobre Heranças e Doações em São Paulo

Por • Atualizado em 20 de fevereiro de 2023

Em 17 de abril de 2020 foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo o Projeto de Lei […]

Leia mais

Contato

Use os nossos canais de comunicações!

Telefone
+55 11 3771 3100

Endereço
R. Edward Joseph, 122,
CJ 34 – Morumbi – SP

Email
contato@eliasecuryadv.com.br






    * Todos os campos são necessários.