O que são pirâmides financeiras?
Um esquema em pirâmide conhecido também como pirâmide financeira, é um modelo comercial não sustentável que depende basicamente do recrutamento progressivo de outras pessoas para que o esquema se sustente.
Navegue pelo conteúdo
Vale lembrar que organizar pirâmide financeira é crime, mesmo assim em tempos de crise e de dinheiro curto, ocasiões em que as pessoas ficam mais preocupadas em onde investir seus recursos financeiros visando sua proteção contra a inflação e a desvalorização da moeda, não raro aparecem pessoas, ou mesmo empresas, tentando vender uma solução mágica e de riscos pífios de multiplicação de recursos, que geralmente se traduz no pagamento para investidores de juros mensais impossíveis de ser encontrados no mercado, que podem ir de 3% até 10% do capital investido. Sem querer generalizar, quando “oportunidades” assim se apresentam, provavelmente você estará diante de um esquema criminoso e fraudulento de pirâmide financeira, e corre sério risco de perder tudo!
Como evitar cair neste golpe?
Para não cair neste “conto do vigário”, caso lhe ofereçam a oportunidade de investir seus recursos financeiros, tendo em contrapartida o pagamento de juros mensais muito convidativo, primeiramente procure saber se quem lhe oferece tais ganhos possui:
- I) Atividade regulamentada pelo Banco Central do Brasil e
- II) Autorização da Comissão de Valores Mobiliários.
Caso quem lhe ofereça a oportunidade não possua tais autorizações, ou diga que não necessita das mesmas alegando possuir um contrato que dispensa tais formalidades, é bom pensar seriamente em “cair fora”!
Esquemas que não se sustentam
Pirâmides financeiras são esquemas que não se sustentam, pois não possuem lastro ou garantias, sendo que geralmente os últimos investidores perdem tudo quando o esquema desmorona ou é descoberto pela polícia. Infelizmente, muitos são enganados todos os anos com a falsa expectativa de ganho elevado, e assim os recursos de uma vida de trabalho são perdidos da noite para o dia. O conselho é ter cautela e consultar um profissional antes de investir.
Resumindo
As pirâmides financeiras são esquemas comerciais que buscam enganar investidores com promessas de grandes lucros financeiros.
Primeiro valide as informações da empresa em questão, por dois meios:
1 – Atividade regulamentada pelo Banco Central do Brasil e
2 – Autorização da Comissão de Valores Mobiliários.
Se a empresa não atender esses dois critérios básicos é bom pensar seriamente em “cair fora”!
Leia também:
- Assistência jurídica no Morumbi (SP): tudo que você precisa saber
- Cobrar mais que o devido gera penalização
- Como escolher um bom advogado em São Paulo
- Como escolher um bom escritório de advocacia em São Paulo
- Como saber se o advogado é bom ou ruim?
- Como saber se o profissional consultado é realmente advogado?
Azis Elias
Dr. Azis José Elias Filho é sócio da Elias & Cury Advogados Associados.